Institucional
PTEN

Diretoria e Conselho

Conselho de Administração

Miguel Stilwell de Andrade

Presidente do Conselho de Administração Executivo (CEO)

O Miguel Stilwell d’Andrade é o CEO da EDP e acumula mais de 20 anos de experiência no sector da energia. Liderou as principais transações que moldaram as fundações da EDP, incluindo a aquisição da Hidrocantabrico em Espanha em 2005, a aquisição da Horizon Wind Energy nos EUA em 2007, e o lançamento em bolsa da EDP Energias do Brasil em 2005 e da EDP Renováveis em 2008. O Miguel foi também CEO da EDP Espanha e membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição e da EDP Comercial. Depois de ser o CFO da EDP, o Miguel assumiu o cargo de CEO da EDP e da EDP Renováveis em Janeiro de 2021.

O Miguel tem um MBA do MIT Sloan School of Management e licenciou-se na Universidade de Strathclyde, na Escócia com um M.Eng em Engenharia Mecânica. Passou a parte inicial da sua carreira na Banca de Investimento.

João Manuel Veríssimo Marques da Cruz

Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil. Vice-Presidente do Conselho de Administração. 

Formado em Gestão pelo ISE – Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1984), João Marques da Cruz tem MBA e Mestrado em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa (1989), e Pós-graduação em Marketing e Gestão de Linhas Aéreas pela Bath University – Reino Unido (1992).

Entre 1984 e 1999, atuou em diversas posições na liderança da TAP Air Portugal, tendo sido nomeadamente Diretor Geral e Vice-Presidente (VP) de empresas do grupo. Entre 2000 e 2002, foi VP de empresas do Grupo CP. De 2002 ao início de 2005, assumiu como Presidente da Comissão Executiva da Air Luxor. Entre 2005 e 2007, foi Presidente do ICEP – Instituto do Comércio Externo de Portugal. Em 2007, passou a fazer parte do Grupo EDP, tendo sido VP de diversas empresas do grupo de 2007 a 2021. Adicionalmente, neste período, foi nomeado como Membro do Conselho Executivo de Administração do Grupo EDP, posição na qual permaneceu até fevereiro de 2021, quando assumiu a presidência da EDP Energias do Brasil.

Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira

Membro do Conselho de Administração Executivo.

Nasceu a 11 de Outubro de 1972. É membro do Conselho de Administração Executivo do Grupo EDP, CEO interino da EDP Renováveis, CEO da EDP Espanha e membro do Conselho de Patronos da Fundación EDP. É também responsável pela Unidade de Gestão de Energia do Grupo EDP. Está no Grupo EDP desde Março de 2004, onde liderou o Planeamento e Controlo Corporativo até 2007. Nesse ano, assumiu o cargo de CFO da EDP Renewables Europe e da EDP Renováveis. De 2008 a 2015, integrou o Conselho de Administração e a Comissão Executiva da EDP Renováveis. Em 21 de Abril de 2015, foi eleito membro do Conselho de Administração Executivo da EDP e reeleito em 5 de Abril de 2018. Entre Abril de 2015 e Julho de 2020 ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da EDP Gestão da Produção de Energia.

De 1996 a 1997, foi adjunto do Diretor do Departamento Comercial Marítimo da Gellweiler – Sociedade de Equipamentos Maritimos e Industriais. Entre 1997 e 2001 trabalhou na Det Norske Veritas como Project Manager e Surveyor em estruturas offshore, construção naval e reparação naval. De seguida, foi consultor da McKinsey & Company de 2001 a 2004, onde se concentrou nas áreas de energia, transporte marítimo e banca de retalho.

É licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, tem um MBA pela Universidade Nova de Lisboa e é graduado pela Harvard Business School no Advanced Management Program.

Vera Pinto Pereira

Membro do Conselho de Administração Executivo.

Nasceu em 23 de Abril de 1974. Licenciada em Economia pela Universidade NOVA de Lisboa, conclui em 2000 um MBA, no INSEAD, em Fontainebleau, França. Iniciou a sua carreira profissional como associada da Mercer Management Consulting (atual Oliver Wyman) entre 1996 e 1999, tendo posteriormente, entre 2001 e 2003, sido sócia fundadora da Innovagency Consulting.

Em 2003 passou para a TV Cabo Portugal (actual NOS) onde começou por ser Diretora de Marketing Estratégico, tendo em Maio de 2004 assumido a função de Diretora do Serviço de TV. Em 2007, transitou para a Portugal Telecom onde assumiu o cargo de Diretora do Serviço de TV da MEO, coordenando lançamentos relevantes como o do serviço de televisão do MEO sobre IPTV e satélite, o serviço MEO Go! que permitiu a visualização de televisão em múltiplos dispositivos (pc, tablets e smartphones), o primeiro serviço de Vídeo-a-pedido (VOD) em Portugal e a experiência interativa na TV, um case-study a nível internacional.

Entre Janeiro de 2014 e Março de 2018, assumiu a função de Vice-Presidente Executiva da Fox Networks Groups e Diretora-Geral para a Península Ibérica, sendo ainda membro da Equipa de Liderança Executiva do Grupo para a Europa e África. Nesta função, assumiu a gestão de mais de 15 canais de televisão na Ibéria e o fornecimento de mais 40 canais para outros mercados da Europa e África. Na Fox assumiu ainda a supervisão do negócio global da National Geographic na Ibéria, desde o negócio editorial, às exposições e merchandising. Durante este período integrou ainda, como membro não executivo, a Administração da Pulsa Media, sediada em Barcelona, uma empresa de intermediação na comercialização de espaços televisivos publicitários, representando os canais de DTT e Pay TV de vários grupos de media no mercado espanhol.

Em 5 de Abril de 2018 foi eleita para membro do Conselho de Administração Executivo da EDP, onde assumiu funções como Presidente da EDP Comercial e da EDP Soluções Comerciais, bem como membro do Conselho da EDP Espanha, da EDP Renováveis e da Fundação EDP. É membro da Direção do Instituto Português de Corporate Governance, desde Junho de 2019 e da Direção da Charge Up Europe desde Setembro de 2020.

Ana Paula Garrido Pina Marques

Membro do Conselho de Administração Executivo.

Nasceu em 3 de Dezembro de 1973. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), concluiu um MBA, no INSEAD, em 2002, em França e em Singapura. Frequentou programas para Gestão de Executivos no IMD de Lausanne e na Harvard Business School.

Iniciou a sua carreira profissional na área de Marketing da Procter & Gamble, entre 1996 e 1998.

Integrou a Optimus em 1998 na Unidade de Negócio de PMEs. Entre 2003 e 2007 foi Diretora de Marketing da Unidade de Negócio Particulares, tendo acumulado a função de Diretora de Marca e Comunicação a partir de 2005. Entre 2008 e 2009 assumiu a Direção de Marketing e Vendas da Unidade de Negócio Particulares.

De Janeiro de 2010 a Setembro de 2013, foi Administradora Executiva da Optimus com os pelouros de Marketing e Vendas Residencial, Serviço ao Cliente, Operações e Programas Transversais.

Entre 2011 e 2014 foi Presidente da APRITEL (Associação Portuguesa dos Operadores de Telecomunicações).

Desde 2013, é membro do Conselho de Administração Executivo da NOS SGPS e Vice-Presidente desde Abril de 2019, com os pelouros de Transformação, Digital, Pessoas e Organização, Marca e Comunicação, Serviço ao Cliente, Logística, Instalação e Manutenção, entre outros.

Desde 2016, é administradora não-executiva do Conselho da Sport TV. É também Professora Convidada na Porto Business School, desde 2007, e na Faculdade de Economia do Porto, desde 2013.

Pedro Sampaio Malan

Conselheiro independente de administração desde 26 de abril de 2006. Presidente do Comitê de Sustentabilidade..

Na área acadêmica, é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1965, com Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley, Califórnia.

Malan é membro dos Conselhos de Administração das empresas Globex-Ponto Frio; EDP Brasil; OGX Petróleo e Gás Participações S.A.. Membro do Conselho Consultivo da ALCOA. Membro do Conselho Curador da International Accounting Standards Committee Foundation. Ex-Presidente do Conselho de Administração do Unibanco. Professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda do Brasil de 1995 a 2002. Presidente do Banco Central do Brasil de 1993 a 1994. Consultor Especial e Negociador-Chefe para Assuntos da Dívida Externa – Ministério da Fazenda de 1991 a 1993. Diretor Executivo do Banco Mundial de 1986 a 1990 e de 1992 a 1993.

Francisco Carlos Coutinho Pitella

Conselheiro independente de administração desde 10 de abril de 2007. Presidente do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ.

Pitella é Diretor de Relações com Investidores da GTD Participações S.A., empresa com investimentos na EDP – Energias do Brasil S.A, presidente do Comitê de Investimento do Energia PCH Fundo de Investimento em Participações, presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral da Juruena Participações e Investimentos S.A., empresa com investimentos em PCHs no Estado do Mato Grosso, além de representar “tradings” na importação e exportação de minérios e metais.

Foi membro dos Conselhos de Administração e Fiscal da Escelsa e da Enersul (Subsidiárias da Emissora), Diretor da Vale Do Rio Doce Alumínio S.A., membro dos Conselhos de Administração das empresas Valesul Alumínio S.A. e Mineração Rio Do Norte S.A. e dos Conselhos Consultivo da ALBRAS – Alumínio Brasileiro S.A. e ALUNORTE – Alumina Do Norte Do Brasil S.A. Foi também Diretor Geral para a América do Sul das “tradings” Aioc Corporation e Marc Rich Investment AG.

Modesto Souza Barros Carvalhosa

Conselheiro independente de administração desde 14 de setembro de 2005. Presidente do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas e membro dos comitês de Auditoria e Remuneração.

Na área acadêmica, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito Comercial e Econômico pela USP.

Carvalhosa é também membro do Conselho Curador da Universidade Federal de São Carlos e da Fundação Padre Anchieta, do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos de São Paulo e da Câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo. Foi professor de Direito Comercial da USP, consultor jurídico da Bolsa de Valores de São Paulo, presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo e membro da Comissão Constitucional da OAB.

Juliana Rozenbaum Munemori

Conselheira independente de Administração desde 04 de abril de 2018. Membro do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas.

Na área acadêmica, é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.

Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA.

Juliana acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Desde julho de 2013, é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia.

Desde junho de 2016, é membro efetivo independente do Conselho de Administração da Duratex S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas.

Na Lojas Renner S.A. é membro Independente do Conselho de Administração desde abril de 2017 além de membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. Também faz parte do Conselho Consultivo da Uatt, empresa de Empreendedores Endeavor, organização na qual é mentora ativa. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu.

Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo.

Diretoria

João Manuel Veríssimo Marques da Cruz

Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil. Vice-Presidente do Conselho de Administração.

Formado em Gestão pelo ISE – Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1984), João Marques da Cruz tem MBA e Mestrado em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa (1989), e Pós-graduação em Marketing e Gestão de Linhas Aéreas pela Bath University – Reino Unido (1992).

Entre 1984 e 1999, atuou em diversas posições na liderança da TAP Air Portugal, tendo sido nomeadamente Diretor Geral e Vice-Presidente (VP) de empresas do grupo. Entre 2000 e 2002, foi VP de empresas do Grupo CP. De 2002 ao início de 2005, assumiu como Presidente da Comissão Executiva da Air Luxor. Entre 2005 e 2007, foi Presidente do ICEP – Instituto do Comércio Externo de Portugal. Em 2007, passou a fazer parte do Grupo EDP, tendo sido VP de diversas empresas do grupo de 2007 a 2021. Adicionalmente, neste período, foi nomeado como Membro do Conselho Executivo de Administração do Grupo EDP, posição na qual permaneceu até fevereiro de 2021, quando assumiu a presidência da EDP Energias do Brasil.

Henrique Manuel Marques Faria Lima Freire

Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores.

Assumiu a função de Diretor Vice-Presidente na EDP Brasil em abril de 2015, além de ser Conselheiro de Administração em empresas de Distribuição, Geração e Transmissão do grupo.

É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa com intercâmbio na Alemanha e Bélgica. Cursou MBA na Universidade Nova de Lisboa.

Possui experiência profissional no Brasil e em Portugal nas áreas de Finanças Corporativas, Fusões e Aquisições e em Empreendedorismo.

Em Finanças Corporativas desenvolveu-se em planejamento financeiro, orçamento, auditoria, estruturação financeira e reestruturação de dívida. Em Fusões e Aquisições, tem experiência em avaliação de empresas, due dilligence, aquisições alavancadas, estruturação societária e fiscal, operações com private equity e negociação de contratos. Atuou, entre 1997 e 2010, no Banco Chemical Finance, Arthur Andersen (atual Deloitte), Change Partners Corporate Finance e na KPMG.

Como empreendedor, foi sócio-fundador da Change Partners Corporate Finance em Portugal em 2003, a primeira consultoria independente de corporate finance do país. Em 2005, a consultoria foi integrada à KPMG Portugal, onde o executivo permaneceu como sócio da área de Corporate Finance até 2010. No mesmo ano, como sócio, iniciou a internacionalização da rede portuguesa de restaurantes H3 Hamburguer Gourmet. Em 2011, numa joint-venture com o Grupo Icatu, expandiu os negócios no Brasil de que foi CEO até ao início de 2015.

Luiz Otavio Assis Henriques

Diretor Vice-Presidente de Geração e Transmissão

Assumiu a função de Diretor Vice-Presidente da EDP no Brasil em dezembro de 2010, além de ser Conselheiro de Administração em empresas de Distribuição, Geração e Transmissão do grupo.

É Engenheiro eletricista formado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pós-graduado em Planejamento Energético e Modelo de Privatização Britânico pela De Monfort University of Leicester, na Inglaterra.

Luiz Otavio iniciou carreira na Cesp (Companhia Energética de São Paulo), onde entrou em 1981 e ocupou as funções de gerente técnico da regional de Itapeva, gerente de Planejamento e Operações de Sistemas Elétricos, gerente comercial da regional de Atibaia, gerente de Planejamento e Controle do Departamento Leste e gerente regional de Atibaia. Após a criação da Elektro, em 1998, assumiu o cargo de gerente de Novos Negócios da empresa. De 1999 a 2002, o executivo foi diretor de Trading e Risco da Enron, em São Paulo. De volta à Elektro, foi gerente de suprimento de energia e grandes clientes até agosto de 2005, quando passou a diretor comercial e de suprimento de energia da distribuidora e a diretor da comercializadora.

Carlos Emanuel Baptista Andrade

Diretor Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios. 

Ingressou na EDP Energias do Brasil em 2005, assumindo o cargo de Diretor Vice-Presidente em dezembro de 2013. Participou de momentos importantes da Companhia, como a abertura do capital de ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo, além de ser Conselheiro de Administração em empresas de Distribuição, Geração e Transmissão do grupo.

Na área acadêmica, é economista formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e tem vários programas de extensão concluídos ao longo dos anos, incluindo, recentemente, o Programa de Gestão Avançada do IESE, na Espanha. É fluente em inglês, francês e espanhol.

Antes da EDP, Carlos Andrade desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, trabalhando por 17 anos em bancos internacionais nas áreas de crédito, finanças corporativas e investment banking. Viveu mais da metade de sua carreira bancária fora do Brasil, cobrindo os mercados latino-americanos, incluindo Caracas, Cidade do México e Nova York.

Dyogenes Rosi

Diretor Vice-Presidente de Distribuição. 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua há mais de 15 anos no setor elétrico. Últimas posições ocupadas:
– EDP Energias do Brasil S.A.: desde 2001, ocupou, dentre outros cargos, a Gerência Executiva de Estudos Energéticos, Risco Energético e Risco Corporativo. Ocupa o cargo de Diretor de Planejamento Energético
desde fevereiro de 2020.
– EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A.: Diretorias Financeira e de Relação com Investidores de outubro de 2017 à fevereiro de 2020.
– EDP Espírito Santo Distribuição de Energia S.A.: Diretorias Financeira e de Relação com Investidores de outubro de 2017 à fevereiro de 2020.

Fernanda Nascimento Pires

Diretora Vice-Presidente de Ambiental, Social e de Governança (ESG).

Co-Diretora de Pessoas, Digital e Sociedade desde 2019. Ingressou na EDP Brasil em 2014 como Gerente Executiva de Gestão de Pessoas. Assumiu a Diretoria de Gestão de Pessoas em 2016, e a partir de 2018 passou a co-liderar as diretorias de Gestão de Pessoas e Transformação Organizacional. Em 2019 foram integradas mais duas grandes áreas: Transformação Digital e Sociedade (incluindo o Instituto EDP). Em 2020 passou a integrar também o Conselho de Administração da Enerprev, entidade fechada de previdência complementar da EDP Brasil.

Formou-se em Administração de Empresas e fez MBA em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela FGV, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho na Escola Paulista de Direito, e MBA em Business Innovation pela FIAP.

Acumula mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos e Comunicação, e teve boa parte de sua carreira no segmento de papel e celulose. Na agenda de pessoas, participou de processos de aquisição, novos projetos (estruturação de novos sites e novos negócios), reestruturações e integração cultural (nacional e internacional).

Conselho Fiscal*

Membros Efetivos:
Adir Pereira Keddi
João António de Sousa Araújo Ribeiro da Costa
Arnaldo José Vollet

*O Conselho Fiscal tem caráter não permanente e é composto por 3 (três) membros efetivos eleitos pela Assembleia Geral de 09.04.2021. O mandato do Conselho Fiscal será encerrado quando da realização da Assembleia Geral que examinar as contas do exercício social findo em 31.08.2022.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Última atualização em 9 de outubro de 2023
Topo

Cotações

edp Brasil

- -
R$

Real

ENBR3

Cotação
52 semanas
  • - MIN.
  • - MAX.

IBOVESPA

- -

-

IBOV

Índice
52 semanas
  • - MIN.
  • - MAX.

IEE

- -

-

IEE

Índice
52 semanas
  • - MIN.
  • - MAX.