Institucional
BR

Diretoria e Conselho

Conselho de Administração

António Luís Guerra Nunes Mexia

Presidente do Conselho de Administração da EDP Energias do Brasil desde 10 de abril de 2015 e Presidente do Comitê de Remuneração.

Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça).

Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia da Universidade de Genebra (Suíça) e, entre 1985 e 1989, foi orador no curso de pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica de Lisboa.

Entre 1989 e 1991, António Mexia foi Adjunto do Secretário de Estado do Comércio Externo e, entre 1991 e 1992, foi vice-presidente do conselho de administração do Instituto do Comércio Externo.

Entre 1992 e 1998, António Mexia foi administrador do Banco Espírito Santo de Investimento, S.A..

Em 1998, foi nomeado como “Chief Executive Officer” da Gás de Portugal e da Transgás, cargo que exerceu até 2000.

Entre 2000 e 2001, António Mexia exerceu o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Galp Energia e, entre 2001 e 2004, exerceu as funções de “Chief Executive Officer” da Galp Energia e presidente do conselho de administração da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico.

Em 2004, António Mexia foi nomeado Ministro das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações do 16º Governo Constitucional.

Entre 1999 e 2002, António Mexia exerceu funções de presidente da Associação Portuguesa de Energia e foi ainda membro da Comissão Trilateral, de 1992 a 1998, vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa e presidente do conselho geral da Ambelis, bem como representante do Governo Português junto da União Europeia no grupo de trabalho para o desenvolvimento das redes transeuropeias.

Em Março de 2006 foi nomeado “Chief Executive Officer” da EDP-Energias de Portugal.

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil desde 01 de janeiro de 2014. Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do comitê de Sustentabilidade. 

Ingressou no Grupo EDP em 2006. Foi Administrador da EDP Comercial, da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. Integrava a diretoria da Companhia desde 2008. É Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil desde 01 de janeiro de 2014 e Diretor de Relações com Investidores desde 10 de abril de 2015. A partir de 04 de fevereiro de 2014, Miguel Setas também passou a atuar como vice-presidente do conselho de administração da EDP Energias do Brasil.

Na área acadêmica, formou-se em Engenharia Física e fez o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de computadores no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 1996, fez MBA na Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey&Co e está ligado ao setor da energia desde 1998. No Grupo Galp Energia, foi Diretor de Marketing Estratégico e Administrador da Lisboagás. Foi ainda Administrador da CP - Comboios de Portugal e presidente da CP Lisboa

Miguel Stilwell de Andrade

Conselheiro de administração desde 04 de abril de 2018 e membro dos Comitês de Remuneração e Auditoria. 

Ingressou na EDP Portugal em 2000 na área de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo / M&A, assumindo o cargo de Diretor responsável da área entre 2005 e 2009. Na área, dirigiu e coordenou as operações de aquisições e desinvestimentos da EDP Portugal e de várias operações de mercado de capitais, dentre as quais: aquisição de várias empresas de renováveis que deram origem à EDP Renováveis, aquisição da Hidrocantábrico, várias fases da reprivatização da EDP Portugal, o aumento de capital da EDP Portugal em 2004, IPO da EDP Energias do Brasil em 2005 e IPO da EDP Renováveis em 2008.

Foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição Energia entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2012, bem como Administrador da EDP Inovação, da EDP Ventures, da EDP Gás Distribuição e presidente do InovGrid ACE. Em 2012, foi nomeado Presidente da EDP Comercial e Conselheiro Delegado e Vice-Presidente da Hidroelétrica del Cantábrico e da Naturgás Energia. Em 2014, foi designado Presidente da EDP Soluções Comerciais e, em 2015, foi nomeado membro do Conselho da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa, em Espanha. Foi eleito para membro do Conselho de Administração Executivo da EDP - Energias de Portugal em fevereiro de 2012.

Na área acadêmica, é mestre com Distinção em Engenharia Mecânica pela Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia) com MBA pelo MIT Sloan (Boston, E.U.A.).

Iniciou a sua carreira no UBS Investment Bank, em Londres, Reino Unido, onde trabalhou na área de fusões e aquisições em vários projetos em países da Europa, incluindo Portugal, e países como Japão, Tailândia e Brasil

João Manuel Veríssimo Marques da Cruz

Conselheiro de Administração desde 10 de abril de 2015.

Foi eleito para membro do conselho de Administração Executivo da EDP Renováveis em Maio 2012 e Presidente da EDP Internacional em Setembro de 2014.

Na área acadêmica, é licenciado em Gestão pelo ISE – Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1984), possui MBA em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa (1989) e Pós-graduação em Marketing e Gestão de Linhas Aéreas pela IATA – International Air Travel Association e Bath University – UK (1992).

Entre 1984 e 1999 assumiu várias funções na TAP Air Portugal, tendo sido nomeadamente Diretor-Geral. Entre 1997 e 1999, assumiu o cargo de Administrador na TAPGER. Entre 2000 e 2002, foi administrador na EMEF e em outras Companhias do grupo CP. Entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2005, assumiu funções de Presidente da Comissão Executiva da Air Luxor. Entre 2005 e 2007 foi Presidente do ICEP Portugal. Em 2009 foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da CEM – Companhia de Eletricidade de Macau. Em Abril de 2012, foi eleito Presidente da Câmara Comércio Luso-Chinesa.

Pedro Sampaio Malan

Conselheiro independente de administração desde 26 de abril de 2006. Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1965, com Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley, Califórnia.

Malan é membro dos Conselhos de Administração das empresas Globex-Ponto Frio; EDP Brasil; OGX Petróleo e Gás Participações S.A.. Membro do Conselho Consultivo da ALCOA. Membro do Conselho Curador da International Accounting Standards Committee Foundation. Ex-Presidente do Conselho de Administração do Unibanco. Professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda do Brasil de 1995 a 2002. Presidente do Banco Central do Brasil de 1993 a 1994. Consultor Especial e Negociador-Chefe para Assuntos da Dívida Externa - Ministério da Fazenda de 1991 a 1993. Diretor Executivo do Banco Mundial de 1986 a 1990 e de 1992 a 1993.

Francisco Carlos Coutinho Pitella

Conselheiro independente de administração desde 10 de abril de 2007. Presidente do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas.

Na área acadêmica, é formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ.

Pitella é presidente do Conselho de Administração e diretor geral da Juruena Participações e Investimentos S.A. e presidente do Comitê de Investimentos do Energia PCH Fundo de Investimento em Participações. É membro do Conselho de Administração da Cia. de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS, e representante no Brasil das tradings Marc Rich Investment AG, Stratton Metals LTD e Trafigura AG na importação e exportação de minérios e metais.

Foi diretor de Relações com Investidores da GTD Participações S.A. Foi membro dos Conselhos de Administração e Fiscal da EDP Espírito Santo e da Enersul. Foi diretor geral para a América do Sul das tradings AIOC Corporation e Marc Rich Investment AG. Foi diretor da Vale do Rio Doce Alumínio S.A. - ALUVALE e membro dos Conselhos de Administração das empresas Valesul Alumínio S.A. e Mineração Rio do Norte S.A. e dos Conselhos Consultivos da Albras - Alumínio Brasileiro S.A. e da Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A.

Modesto Souza Barros Carvalhosa

Conselheiro independente de administração desde 14 de setembro de 2005. Presidente do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas e membro dos comitês de Auditoria e Remuneração.

Na área acadêmica, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito Comercial e Econômico pela USP.

Carvalhosa é também membro do Conselho Curador da Universidade Federal de São Carlos e da Fundação Padre Anchieta, do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos de São Paulo e da Câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo. Foi professor de Direito Comercial da USP, consultor jurídico da Bolsa de Valores de São Paulo, presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo e membro da Comissão Constitucional da OAB.

Juliana Rozenbaum Munemori

Conselheira independente de Administração desde 04 de abril de 2018. Membro do Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas.

Na área acadêmica, é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e detém a designação CFA.

Passou por algumas instituições financeiras entre 2000 e maio de 2013, mas primordialmente no Itaú BBA. Entre 2013 e 2017, atuou como consultora em projetos de consumo e varejo do Investment Banking do Itaú BBA.

Juliana acumulou 13 anos de experiência em Sell Side Equity Research, com foco primordial em empresas do setor de consumo e varejo. Desde julho de 2013, é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co e Coordenadora do Comitê de Estratégia.

Desde junho de 2016, é membro efetivo independente do Conselho de Administração da Duratex S.A, além do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e do Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas.

Na Lojas Renner S.A. é membro Independente do Conselho de Administração desde abril de 2017 além de membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. Também faz parte do Conselho Consultivo da Uatt, empresa de Empreendedores Endeavor, organização na qual é mentora ativa. Anteriormente, atuou como economista no Buy Side de instituições como JGP, Pactual e Icatu.

Ao longo dos anos, foi várias vezes premiada pela Institutional Investor por sua cobertura dos setores de varejo e bens de consumo.

 

Diretoria

Carlos Emanuel Baptista Andrade

Diretor Vice-Presidente de Serviços de Energia e Novos Negócios

Ingressou na EDP Energias do Brasil em 2005, atuando como Diretor de Finanças e Desenvolvimento do Negócio, e participou de momentos importantes, como a abertura do capital de ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo.

Na área acadêmica, é economista formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e tem vários programas de extensão concluídos ao longo dos anos, incluindo, recentemente, o Programa de Gestão Avançada do IESE, na Espanha. É fluente em inglês, francês e espanhol.

Antes da EDP, Carlos Andrade desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, trabalhando por 17 anos em bancos internacionais nas áreas de crédito, finanças corporativas e investment banking. Viveu mais da metade de sua carreira bancária fora do Brasil, cobrindo os mercados latino-americanos, incluindo Caracas, Cidade do México e Nova York.

Luiz Otavio Assis Henriques

Diretor Vice-Presidente de Geração, Comercialização e Transmissão

Na área acadêmica, é Engenheiro eletricista formado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pós-graduado em Planejamento Energético e Modelo de Privatização Britânico pela De Monfort University of Leicester, da Inglaterra.

Luiz Otavio iniciou carreira na CESP (Companhia Energética de São Paulo), onde entrou em 1981 e ocupou as funções de gerente técnico da regional de Itapeva, gerente de Planejamento e Operações de Sistemas Elétricos, gerente comercial da regional de Atibaia, gerente de Planejamento e Controle do Departamento Leste e gerente regional de Atibaia. Após a criação da Elektro, em 1998, assumiu o cargo de gerente de Novos Negócios da empresa. De 1999 a 2002, o executivo foi diretor de Trading e Risco da Enron, em São Paulo. De volta à Elektro, foi gerente de suprimento de energia e grandes clientes até agosto de 2005, quando passou a diretor comercial e de suprimento de energia da distribuidora e a diretor da comercializadora.

Henrique  Manuel Marques Faria Lima Freire

Diretor Vice-Presidente de Finanças

Na área acadêmica, é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa com intercâmbio na Alemanha e Bélgica. Cursou MBA na Universidade Nova de Lisboa.

Possui experiência profissional no Brasil e em Portugal nas áreas de Finanças Corporativas, Fusões e Aquisições e em Empreendedorismo.

Em Finanças Corporativas desenvolveu-se em planejamento financeiro, orçamento, auditoria, estruturação financeira e reestruturação de dívida. Em Fusões e Aquisições, tem experiência em avaliação de empresas, due dilligence, aquisições alavancadas, estruturação societária e fiscal, operações com private equity e negociação de contratos. Atuou, entre 1997 e 2010, no Banco Chemical Finance, Arthur Andersen (atual Deloitte), Change Partners Corporate Finance e na KPMG.

Como empreendedor foi sócio-fundador da Change Partners Corporate Finance em Portugal em 2003, a primeira consultoria independente de corporate finance do país. Em 2005, a consultoria foi integrada na KPMG Portugal, onde permaneceu como sócio da área de Corporate Finance da empresa até 2010. No mesmo ano, como sócio, iniciou a internacionalização da rede portuguesa de restaurantes H3 Hamburguer Gourmet. Em 2011, numa joint-venture com o Grupo Icatu, expandiu os negócios no Brasil de que foi CEO até ao início de 2015.

Michel  Nunes Itkes

Diretor Vice-Presidente de Redes 

Ingressou na Companhia em 1999 como Gerente de Compra de Energia da distribuidora EDP São Paulo. Posteriormente, atuou como Gerente de Planejamento Energético. Em 2005, assumiu a Diretoria de Planejamento Energético da EDP Energias do Brasil, onde atuou até 2008. Entre 2009 e 2010, foi Diretor de Estratégia Regulatória. Em 2011 tornou-se Diretor Comercial da EDP São Paulo e em 2012 acumulou a mesma função na EDP Espírito Santo. Em 2014, tornou-se Diretor Geral da EDP São Paulo. É Vice-presidente do Conselho de Administração da EDP São Paulo e da EDP Espírito Santo desde abril de 2015. 

Na área acadêmica, é bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá e pós-graduado em Gestão de Energia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Planejamento de Produção de Sistema de Energia Elétrica pela Unicamp. Além disso, cursou o MBA Executivo no IBMEC/SP e participou do Advanced Management Program no IESE Business School (Barcelona/São Paulo). 

Iniciou a sua carreira como Engenheiro de Estudos de Carga e Potência na JP Eletric Engenharia e desempenhou a função de Gerente de Planejamento da Operação e Comercialização da Cesp entre 1994 e 1999.

Foi Conselheiro Administrativo do Operador Nacional do Sistema – ONS entre 2009 e 2010 e Conselheiro Deliberativo da Enerprev no período de 2009 a 2013. 

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

Ingressou no Grupo EDP em 2006. Foi Administrador da EDP Comercial, da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. É Diretor Presidente da EDP Energias do Brasil desde 01 de janeiro de 2014 e Diretor de Relações com Investidores desde 10 de abril de 2015. A partir de 04 de fevereiro de 2014, Miguel Setas também passou a atuar como vice-presidente do Conselho de Administração da EDP Energias do Brasil.

Na área acadêmica, formou-se em Engenharia Física e é Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 1996, fez MBA na Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey&Co e está ligado ao setor de energia desde 1998. No Grupo Galp Energia foi Diretor de Marketing Estratégico e Administrador da Lisboagás. Foi ainda Administrador da CP - Comboios de Portugal e presidente da CP Lisboa.

 

Conselho Fiscal*


Membros Efetivos:
Adir Pereira Keddi
João António de Sousa Araújo Ribeiro da Costa
Allain Brasil Bertrand Júnior

*O Conselho Fiscal tem caráter não permanente e é composto por 3 (três) membros efetivos eleitos pela Assembleia Geral de 04.04.2018. O mandato do Conselho Fiscal será encerrado quando da realização da Assembleia Geral que examinar as contas do exercício social findo em 31.12.2018.

Última atualização em

Cotações

edp Brasil

R$

Real

ENBR3

Cotação
52 semanas
  • R$ … MIN.
  • R$ … MAX.

IBOVESPA

IBOV

Índice
52 semanas
  • MIN.
  • MAX.

IEE

IEE

Índice
52 semanas
  • MIN.
  • MAX.